Portfólio Bette Mendonça

Bette Mendonça www.focosustentavel.com

 Portfólio | Foco Sustentável por Bette mendonça

Memorial do projeto (síntese)

O projeto de Arquitetura sustentável é uma atividade que busca conciliar os requisitos técnicos, econômicos, humanos, sociais, ambientais e estéticos. A sabedoria da Arquitetura revela intuitivamente que a estética, a natureza e economia são harmônicas: a natureza é bela, a economia é como um ecossistema.

A sustentabilidade não tem uma fórmula. É o contexto economico, social, ambiental etc. de cada caso que trará a solução. A arquitetura sustentável não tem uma única "forma", um único material, uma única estética. Nas grandes cidades, muitos objetos feitos a partir de materiais e processos que consomem energia não renovável em sua fabricação já estão sendo utilizados pelo cliente. Nesse caso, o caminho do reúso (muitas vezes e forma renovada ou recombinada) é tão importante quanto passar a comprar os móveis novos produzidos de forma sustentável. Não jogar coisas aproveitáveis fora pode ser, tanto em termos de evitar o consumismo quanto em termos ambientais, mais interessante do que já sair comprando móveis novos de madeira certificada, por exemplo. Quando acabar a vida útil do que utilizamos hoje, sim: devemos dar preferência a esses móveis novos. A estética, o hábito dos móveis sustentáveis, portanto, chegará gradativamente, à medida que os antigos ambientalmente incorretos forem sendo inutiliza

Nesses ambientes fotografados, foi utilizado tanto o reúso (algumas peças utilizadas para montar os móveis foram encontradas em um sótão e estavam sem uso desde a década de 80). Os móveis novos priorizaram o mdf certificado, os tecidos de fácil manutenção e não sujeitos ao acúmulo de poeira (devido à localização do apartamento em uma grande cidade e a presença de moradores alérgicos). O tratamento do ar é feito com tecnologia de filtragem de baixo consumo de energia e aromatização natural e localizada em pontos estratégicos, assim como a acústica, tendo sido um desafio recuperar a saúde ambiental em um apartamento pré-existente cujo projeto não havia otimizado a medicina do ambiente.

O projeto luminotécnico e a disposição dos móveis, reflexos e objetos, bem como suas cores e texturas foram integrados, de maneira a potencializar a economia de energia e utilizar uma iluminação de impacto estético ao mesmo tempo, com conforto visual, térmico, ergonômico e psicológico para os usuários. Eliminar cortinas, tapetes e outros tecidos que acumulam poeira, bem como otimizar a luz natural a partir de cores neutras, claras e atóxicas, além de possibilitar o reúso dos móveis do cliente em caso de futuras mudanças, provocou uma predominância de objetos tinta unita. Para quebrar um pouco esse aspecto liso, houve o tratamento de algumas paredes com adesivos.

Objetos de design de qualidade, alguns com tecidos naturais, alguns muito baratos, ecológicos, socialmente responsáveis e artesanais, bem como alguns importados, foram harmonizados. Predominaram a importação direta de LEDs de baixo consumo de energia e baixo efeito térmico para iluminação que valorizam a textura e o formato de diversos objetos cerâmicos e artesanais. Peças de design neutro são clássicas e facilmente combináveis.

A Luz LED também pode ser um versátil instrumento de variação da luz e instituição dos múltiplos usos de um único ambiente com o conforto da cor bem empregada e bem escolhida para cada hora do dia e/ou ocasião, bem como para as variações da tela do computador. A luz de foco é mais quente e pode criar interessantes usos, se equilibrada com objetos de cores e materiais predominantemente "frios". O espaço nem muito cheio nem muito vazio é algo muito esquecido nos projetos de decoração, que, em geral, têm objetos demais e móveis muito robustos em apartamentos muito pequenos. A sensação de segurança, praticidade e conforto depende de um equilíbrio entre cheios e vazios, bem como estimula o andar pelo apartamento e, esse movimento, se bem trabalhado pelo projeto, principalmente nos corredores e nos ângulos de visão principal, reflexos etc., pode ficar bastante agradável e atraente em todas as horas do dia e estações do ano.

O tratamento acústico desse projeto está em fase de instalação e é baseado em estruturas móveis, muito versáteis de acordo com o uso do ambiente em cada momento.

A Arquitetura pode existir nas moradias mais simples e deveria ser de fato para todas as pessoas; não é voltada ao luxo e ao consumismo e ostentação desnecessárias e insustentáveis e sim ao conforto, segurança, saúde, praticidade e experiência estética identificada com o perfil dos usuários.

Bernadette Vechia de Mendonça